terça-feira, 10 de julho de 2007



A Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT desde a sua origem em 1978 tem como princípio de atuação o atendimento às demandas do interior do Estado de Mato Grosso. Enquanto Instituição Pública Estadual, seus objetivos e ações perpassam pelo Programa de Governo, no esforço de estabelecer políticas públicas educacionais, contribuindo para a promoção da inclusão social e do crescimento sustentado da economia mato-grossense, com justiça social e preservação ambiental.

Tem se dedicado à formação de professores e à questão ambiental, pelas próprias características do Estado. Desde a transformação em Universidade no ano de 1993, a possibilidade de atuar em outras áreas do conhecimento sempre esteve presente, como a área de saúde, justiça, educação para indígenas e para movimento sociais e ciências ambientais, consolidando cada vez mais a importância desta Instituição para Mato Grosso, atuando nos três ecossistemas locais: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

A educação em suas áreas específica se realiza em um processo pedagógico que contribuiu para a formação e desenvolvimento da consciência crítica que concebe ao indivíduo como sujeito, principal responsável por sua realidade e a mobilização para a ação coletiva.

Esta prática Contribui com a formação do acadêmico, ajuda a prepara-lo para o mercado de trabalho, reordena o próprio valor da graduação, aproxima teoria-prática, sendo que para o município, agrega pessoas com visões diferentes, novos conhecimentos e possibilidades de atuação.

A proposta do Projeto Rondon/Operação Centenário da Missão Rondon na UNEMAT será desenvolvido pelos cursos de Bacharelado em Enfermagem, Direito e Licenciatura em Pedagogia e em Computação e é importante pois:

No exercício das diversas profissões é imprescindível o saber trabalhar em grupo e é papel da universidade enquanto formadora destes profissionais desenvolver e exercitar seus alunos nesta prática.

Nenhum comentário: