terça-feira, 17 de julho de 2007

Chegada






A equipe da UNEMAT no projeto Rondon foi recebida calorosamente em sua chegada a Sergipe. O desembarque ocorreu no dia 13 de julho, na capital, Aracaju. A equipe da UNEMAT compõe a Operação Centenário da Comissão Rondon, sendo esta a maior operação do Projeto Rondon já realizada pelo Ministério da Defesa. Sergipe recebeu a maior delegação, com 30 equipes de 28 IES brasileiras, para atender 15 municípios.

A equipe se foi deslocada de Cáceres a Cuiabá ainda no dia 12/07, ficando hospedada no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (Batalhão Laguna), conduzida pelo Ten. Damasceno. O embarque ocorreu às 5:30 do dia 12/07, no Aeroporto Marechal Rondon. Vencida a etapa do embarque, a equipe fez conexão em Brasília, juntamente com demais equipes de outras localidades do país.

Em Aracaju as equipes foram hospedadas no 28º Batalhão de Caçadores, denominado Batalhão Campo Grande. Recebida com música, pela banda do batalhão, os rondonistas se dirigiram aos alojamentos masculinos e femininos, respectivamente. Foram fornecidos o kit aos rondonistas, sendo comporto por 04 (quatro) camisetas de uniforme, chapéu, garrafa para água, caneta, bloco para notas e material informativo. Os rondonistas foram presenteados pelo 28º BC e SESI de Sergipe com uma bolsa e um estojo com material de higiene, camiseta o 28º BC e materiais turísticos e informativos sobre Sergipe e o Batalhão Campo Grande. Foi realizada reunão entre os coordenadores das equipes e a organização do Projeto Rondon e à noite ocorreu um coquetel de recepção oferecido pelo Batalhão, nas dependências do Iate Club de Aracaju.

No dia 14/07 foi realizada formatura de abertura do Projeto Rondon em Sergipe, no 28º. BC. Em seguida ocorreu abertura oficial com devidas instruções aos rondonistas no tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, onde foram apresentadas as estratégias da operação, pelo General Pini e uma palestra sobre o estado de Sergipe, ministrada pela professora da Universidade Federal de Sergipe. Durante a instrução as IES se apresentaram com seus “gritos de guerra”. A UNEMAT apresentou-se com a grito “sentinela do Marco do Jauru - UNEMAT”, referindo-se à Cáceres e ao Marco do Jauru, alusivo ao Tratado de Madri. No período vespertino houve um passeio turístico em Aracaju, mostrando os pontos históricos e a bela orla da capital sergipana. O período noturno foi de atividades livre.

As equipes se dirigiram aos municípios de atuação no dia 15/07, a partida foi marcada pela execução das do hino nacional e astiamento das bandeiras dos estados de origem das IES e da bandeira nacional. Foram convidados rondonistas para que astiassem às bandeiras do Estado da IES. O acadêmico Guilherme Vargas astiou a bandeira de Mato Grosso.

O Município de Tomar do Geru recebeu a equipe da UNEMAT e da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. Na recepção foram apresentados pela prefeita, Iara Soares Costa e sua equipe, a Igreja de Nossa Senhora do Socorro, construída do século XVII por Jesuítas portugueses. Os rondonistas foram conduzidos por carro-de-boi até a rádio comunitária Geru FM, onde a prefeita apresentou os rondonistas a população local. O carro-de-boi é parte da cultura local, tem utilidade na agricultura, também faz parte da economia local extração de pedras, utilizada na construção civil.

No dia 16/07 foram reconhecidos os locais onde ocorrerão as atividades do Rondon, além de reuniões estratégicas para . Essas atividades se concentrarão principalmente na Escola agrícola de Tomar do Geru. Inclui-se no reconhecimento, visitas ao hospital municipal, que dispõe de boa e apropriada estrutura. Também foi visitada a escola Municipal Valdete Dória, que dispõe de uma sala inclusiva, para portadores de necessidades com deficiência auditiva.

Nenhum comentário: